Sites ligados ao UOL são hackeados e páginas redirecionam para site adulto

Servidores do portal UOL (Universo Online), incluindo o jornal Folha de S.Paulo e do portal da emissora RedeTV! foram redirecionados para o site de entretenimento adulto RedTube.

Um ataque hacker causou surpresa para milhares de brasileiros na manhã desta sexta-feira (6). Sites ligados ao portal UOL (Universo Online), incluindo o do jornal Folha de S.Paulo e os portais das emissoras RedeTV! e Bandeirantes, foram redirecionados para o site de entretenimento adulto RedTube.

Os redirecionamentos foram detectados ainda durante a madrugada em algumas partes do país e, ao longo da manhã, em outras regiões. Como há um tempo de propagação dos dados nos serviços de DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), alguns celulares e computadores ainda recebiam o redirecionamento para as páginas adultas no início da manhã desta sexta-feira.

Todos as páginas dos três veículos redirecionaram para o site adulto durante algum momento. Não havia nenhuma mensagem na página que pudesse indicar quem era o autor do ataque. O controle dos servidores foi normalizado e UOL disse ter resolvido o problema.

O grupo Universo Online se pronunciou ainda sobre a invasão

“Usuários tiveram problemas ao acessar a home do UOL e alguns conteúdos de parceiros durante a madrugada desta sexta-feira (6). O problema não aconteceu no UOL, e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários dos UOL não foi acessada por ninguém.

A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página.

O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores, que corrigiram o problema em cerca de uma hora. Os responsáveis estão investigando a origem do problema.”