A semana que se iniciou neste domingo (22) deve ser marcada pela instabilidade e temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul. Apesar do clima chuvoso durante vários dias, não são esperados grandes volumes de precipitação.
Hoje, a temperatura mais baixa no Estado foi o 1,2°C, com sensação de -6,2°C, registrado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, o frio foi de 5,3°C. Houve registro de geada na zona Sul de Porto Alegre. Novo Hamburgo e Canoas tiveram mínimas de 2,9°C e 3°C, respectivamente.
A semana, porém, já deve começar com chuva. Uma nova frente fria traz pouca ou nenhuma precipitação para o Sul gaúcho até o fim do domingo.
O sistema ganha intensidade na segunda-feira, mas os acumulados devem continuar baixos. O risco para tempestades é baixo, mas a chuva pode vir acompanhada por rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente no Sul e Leste.
O tempo nublado durante todos estes dias impede uma grande oscilação das temperaturas, variando entre 8°C e 15°C. As mínimas devem ser próximas das máximas. A exceção é a terça-feira, quando o ar polar será mais forte e a Campanha pode ter mínimas próximas a 0°C.
O vento sul afasta a chuva na terça-feira, mas volta a chover na quarta e quinta. Para sexta-feira, a previsão é de tempo nublado com melhora gradual e até aberturas de sol ao longo do dia em parte do Estado.