A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) está promovendo um encontro para compartilhar informações sobre as políticas públicas da pasta e gerar alinhamento com as administrações municipais. As atividades contam com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes municipais de cultura de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Assim, nesta quarta-feira (22), primeiro dia do “Seminário Gestão Cultural: Integração Estado e Municípios – Ano 2025”, o evento recebeu 217 representantes de 120 municípios. O local foi o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Organizada pelo SEC (Sistema Estadual de Cultura), a atividade acaba na quinta-feira (23).
Ao fim do dia, houve uma visita guiada. Os participantes foram à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, ao Multipalco e ao Theatro São Pedro, instituições da Sedac.
Por fim, amanhã será o segundo e último dia do seminário. A organização abordará diferentes temas. Entre eles a indústria criativa e o desenvolvimento econômico inovador, os desafios das gestões municipais de cultura e as ações de planejamento, governança e gestão, além de programas e protocolos necessários para o enfrentamento das crises climáticas.