Seda esclarece que não cobra por atendimento veterinário em Porto Alegre

A Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais) esclarece que todos os procedimentos de atendimento clínico veterinário realizados na UMV (Unidade de Medicina Veterinária) de Porto Alegre são gratuitos. O esclarecimento ocorre após denúncias sobre pessoas não-autorizadas cobrando por atendimento veterinário em nome da Seda.

De acordo com a Seda, todos os procedimentos realizados na UMV são agendados via fone 156 (opção 9) e reservados aos animais de tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ou àqueles em situação de rua. A Seda não cobra taxas por seus serviços e tampouco possuiu profissionais autônomos autorizados a agendar ou proceder atendimentos em residências.

As ações externas da Seda são promovidas – exclusivamente – com a utilização das unidades móveis I e II, adaptadas para funcionamento como clínica itinerante, oferecendo vermifugação, vacinação e microchipagem, além de procedimentos cirúrgicos de esterilização para cães e felinos. Este trabalho também é solicitado via 156, e encaminhado ao Centro de Atendimento às Comunidades para posterior agendamento.