A SES (Secretaria da Saúde) do Rio Grande do Sul confirmou mais três casos de coronavírus no Estado. Com a atualização, o total de pessoas infectadas pelo Covid-19 chegou a 33. Mais cedo, a SES havia confirmado o 29º e 30º casos, ambos de Bagé, na Campanha. Novos casos foram registrados em Porto Alegre, Erechim e Alvorada.
Conforme a Secretaria, dois dos pacientes seriam casos importados. Ou seja, contraíram a doença durante viagem para fora do Estado. O terceiro, no entanto, teria se contaminado com o novo coronavírus em solo brasileiro.
O 31º caso é de uma mulher, de 24 anos, de Alvorada. Ela fez, recentemente uma viagem a Portugal. O 32º caso é de um homem, de 61 anos, de Porto Alegre. A SES aponta que a viagem dele segue “em investigação”.
O último caso confirmado até o momento é de um homem, de 45 anos, de Erechim, na região Norte. Ele fez viagem para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Os dois primeiros estados possuem transmissão comunitária da doença, quando não é possível mais rastrear quem foi o paciente que causou o contágio.
[jnews_block_28 include_post=”184280″]
Entenda a diferença entre os tipos de casos
Pessoas que voltaram de viagem ao Exterior com a doença ou desenvolveram os sintomas até 14 dias depois de serem infectadas.
Transmissão local
Ocorre quando um paciente contaminado no Exterior passa a doença para outra pessoa, que não fez viagem.
Transmissão comunitária
Quando não é possível identificar quem foi o paciente que transmitiu a doença para moradores locais.