O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, anunciou, na manhã desta sexta-feira, R$ 172 milhões para investimentos na área. Aproximadamente R$ 134 milhões serão destinados a realização de obras de ampliação e reforma nas escolas. O objetivo, segundo o secretário, é dar início a 167 obras nas instituições e concluir 251 reformas durante o ano.
Cunha apresentou cinco metas para a educação estadual gaúcha. A primeira é realizar intervenções em escolas estaduais, como reformas e ampliações, e a elaboração de planos de prevenção e combate a incêndio. A segunda é ampliar o combate à violência nas escolas e utilizar tecnologias na Educação Básica.
A terceira é ampliar aumentar o investimento em tecnologia. Em 2015, serão disponibilizados 4.010 netbooks para 10 escolas que ainda não foram contempladas no projeto Um Computador por Aluno, que prevê a oferta de mais de 39 mil equipamentos em 114 instituições de ensino.
A quarta meta é à frequência mínima em sala de aula. O governo quer que 92% dos alunos alcancem 75% de frequência em sala de aula. E a quinta meta é relativa ao relação ao transporte escolar. O objetivo é manter 90% dos municípios com convênio.
O Estado também irá trabalhar para melhorar a qualificação de professores, especialmente para a utilização de recursos tecnológicos, o objetivo é ofertar formação continuada a, pelo menos, 50% dos mais de 57 mil professores que atuam em sala de aula, configurando um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Cotidiano