O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), deve falar hoje com a imprensa, três dias após o parcelamento dos salários dos servidores estaduais. Até o momento, ele só havia se pronunciado à população através de um vídeo publicado nas redes sociais.
A partir das 18h, Sartori teve uma reunião com os representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública.
O encontro tratou da realidade financeira do Estado. Um grupo de trabalho foi criado para tratar do tema. A decisão ocorreu em reunião, que durou mais de três horas.
“O grupo será formado por dois técnicos de cada Poder e instituição. As reuniões vão tratar sobre as saídas propostas pelo Executivo para solucionar a crise e buscar soluções para a crise. A Casa Civil ficará com a coordenação dos trabalhos e deverá definir o calendário de reuniões”, afirmou o Piratini, em nota enviada à imprensa.
A atitude do Executivo de parcelar salários no último dia de julho gerou uma série de protestos e paralisações em várias áreas – como policiamento e educação, principalmente. Na manhã de hoje, cerca de 1 mil servidores protestaram contra a atitude do governo.
Cotidiano