A Santa Casa de Porto Alegre informou que realizou um transplante inédito para tratamento do câncer. Segundo a assessoria de imprensa o fato aconteceu no último dia 8 de julho, mas o comunicado aconteceu nesta quinta-feira (25).
“A única equipe de transplante hepático intervivos adultos do estado, liderada pelo dr. Antonio Nocchi Kalil, também diretor médico da Santa Casa, realizou pela primeira vez na região sul um transplante de fígado como tratamento para metástase hepática de câncer de intestino grosso”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa, esta é uma terapia desenvolvida pelo médico francês Renè Adam e foi aceita como definitiva muito recentemente, no último congresso americano de oncologia (ASCO), em junho deste ano.
“Este procedimento inicia um novo capitulo dos transplantes de fígado para tratamento oncológico, pois apresenta uma importante melhora e perspectiva de vida para os pacientes quando comparado com a quimioterapia”, ressaltou Kalil.
No caso realizado na Santa Casa, a irmã da paciente foi a doadora de parte do fígado e ambas evoluem bem após a cirurgia. O câncer de intestino é dos mais frequentes no estado e país, e ao redor de 50% dos pacientes vão apresentar metástases no fígado.