O Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou a primeira cirurgia de aneurisma em paciente acordado no Rio Grande do Sul. O procedimento aconteceu em novembro, mas só nesta sexta-feira (20) assessoria do hospital informou sobre a cirurgia.
A paciente de 42 anos, que sofria com fortes dores de cabeça, foi diagnosticada há um ano com aneurisma cerebral, situação que ocorre quando há a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro.
A cirurgia, que foi realizada integralmente através do SUS (Sistema Único de Saúde), eliminou o risco de hemorragia cerebral, situação potencialmente fatal. Após dois dias da cirurgia a paciente operada teve alta, podendo retomar a sua vida em condições plenas. O procedimento aconteceu em novembro, mas só nesta sexta-feira (20) assessoria da Santa Casa informou sobre a cirurgia.
Responsável pelo procedimento inédito, o neurocirurgião Marcelo Paglioli Ferreira explica que a dificuldade deste tipo de cirurgia é o risco de ruptura trans-operatória.
“A dissecção de pequenos vasos cerebrais, muito delicados e que podem romper com o movimento involuntário do paciente acordado representa um grande desafio. Somente equipes neurocirúrgicas altamente treinadas conseguem realizar este tipo de procedimento.”
Outro desafio diz respeito à monitorização anestésica do paciente, que deve ser feita por médico anestesista especializado em neuroanestesia para manter o paciente dormindo durante abertura do crânio e acordado no momento da clipagem do aneurisma cerebral.
Esta técnica cirúrgica altamente sofisticada foi trazida a Porto Alegre no ano passado pelo neurocirurgião americano Saleem Abdulrauf, durante o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia.
Importante ressaltar que a técnica de cirurgia com paciente acordado para tumores cerebrais é realizada tanto na Santa Casa quanto em outros hospitais há vários anos. A novidade diz respeito ao tratamento de aneurisma cerebral.