Um novo golpe afetou ao menos dez usuários gaúchos do WhatsApp: a clonagem do perfil e o uso dele para extorquir dinheiro de familiares e amigos. O problema pode ser evitado com a atualização e configuração de uma senha para o aplicativo que impede que o programa mude de dono sem autorização.
O golpe é baseado em um esquema, mostrado no domingo (12) pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, que usava até funcionários de telefonia. Os golpistas pediam os números dos clientes para os servidores das empresas de celular, que copiavam o número do chip da vítima para um novo chip do estelionatário.
De posse do controle da linha, o bandido lia as conversas do backup da linha do verdadeiro dono do número de telefone. Sabendo como ele se portava e, principalmente, quem eram os contatos mais próximos da vítima, o criminoso pedia dinheiro através de depósitos bancários para contas no Maranhão.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil gaúcha e maranhense. No RS, seriam ao menos dez vítimas. Seis suspeitos de praticarem o crime no estado nordestino foram presos, mas liberados.
Atualização e definição de senha evitam fraude
Uma atualização do aplicativo WhatsApp pode evitar golpes como esse. Com uma simples configuração de uma senha, torna-se virtualmente impossível que uma pessoa tenha acesso aos dados de terceiros.
A nova versão do aplicativo está disponível desde semana passada e a maioria dos celulares já pode ter recebido a nova versão. Saiba como configurar no passo a passo
- Para configurar a senha, você precisa ir até a Google Play, até a AppStore ou a Loja Microsoft e verificar se o seu celular não tem uma atualização do WhatsApp pendente.
- Caso você já esteja com a última versão do aplicativo, vá em “Ajustes“, “Conta“;
- Siga até “Verificação em Duas Etapas“. Aparecerá uma tela com o texto “Para segurança adicional, ative verificação em duas etapas“. Clique em “Ativar“;
- Na tela que se abrir, você irá digitar uma senha de seis números. Após, clique em “Avançar“. Você repetirá esta senha de dois números;
- Você ainda será direcionado a uma tela que permitirá cadastrar um e-mail. Digite-o e confirme. Uma confirmação do e-mail será solicitada novamente;
- Clique em “Avançar” e seu celular está protegido.