O Centro de Porto Alegre, nas proximidades do Mercado Público, está ficando de cara nova. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) está projetando e implantando uma ação para dar mais sinalização e mais segurança para os pedestres que circulam na região. A ação tem o objetivo de ampliar o espaço para quem anda a pé e facilitar o acesso à região.
De acordo com a EPTC, as medidas foram necessárias, porque as calçadas já não são mais suficientes para acomodar todos com segurança. “Isso é muito comum em ruas dos centros históricos, que são mais estreitas e atraem grande volume de pessoas. Como o aumento físico das calçadas nem sempre é viável, em função de custos e patrimônio histórico, existe a opção de utilizar pinturas no pavimento do leito viário, expandindo as áreas de pedestres com baixo custo”, afirma o engenheiro Marcos Feder, técnico da EPTC e responsável pelo projeto.
A intervenção apresenta uma série de mudanças. Segundo a EPTC, são benefícios como aumentar o conforto para os transeuntes, diminuir a extensão das travessias e melhorar o ângulo de visão, tanto para quem anda a pé quanto para os motoristas.
A EPTC optou por implantar essa medida no entorno do Paço Municipal, próximo ao Mercado Público, no cruzamento da rua Siqueira Campos com a avenida Borges de Medeiros, considerando a quantidade de pedestres, a geometria das vias, assim como o benefício proporcionado. Por hora, mais de 2.4 mil pessoas circulam pelo local. A médio prazo, a empresa pública pretende implantar mais projetos como esse, principalmente em áreas com intensa movimentação de pedestres.