ALERTA METEOROLÓGICO

RS terá risco de temporais, granizo e alagamentos até sexta-feira

Alerta atinge todas as regiões do Estado com acumulados que podem passar de 200 mm no Oeste gaúcho

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

A Defesa Civil Estadual atualizou, nesta terça-feira (6), o alerta meteorológico para o Rio Grande do Sul. Há risco de alagamentos urbanos, cheias em arroios e elevação lenta dos grandes rios.

Conforme o órgão, entre quarta (7) e sexta-feira (9), o Estado terá chuvas fortes, temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento. Há projeção para acumulados elevados em diversas regiões.

O cenário mais crítico está previsto para o Oeste, Campanha e Sul. Os volumes de chuva podem ultrapassar 200 mm até o fim da semana, conforme a Defesa Civil. Nessas áreas, o nível de alerta é laranja, indicando perigo para a população.

Já nas regiões Centro, Costa Doce, Litoral Médio, Norte, Missões e Noroeste, os volumes esperados variam entre 70 e 130 mm, com grau de atenção (amarelo). As demais áreas, como Vales, Serra, Litoral Norte, Região Metropolitana e Nordeste, devem registrar acumulados inferiores a 70 mm.

Na quarta-feira (7), as chuvas mais intensas atingem Missões, Campanha, Sul e Centro, com previsão de granizo e ventos entre 50 e 80 km/h. Os volumes podem chegar a 160 mm/dia no Oeste.

Na quinta-feira (8), o tempo severo persiste na metade Sul, com acumulados de até 130 mm/dia, e ventos entre 50 e 80 km/h. Na sexta-feira (9), no entanto, o avanço das instabilidades deve alcançar grande parte do Estado, elevando o risco de temporais generalizados e acumulados de até 130 mm/dia nas regiões Oeste e Missões.

Apesar do tempo seco nos últimos dias, o solo deve saturar rapidamente com os volumes previstos. A situação eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

A Defesa Civil orienta a população das áreas em alerta para evitar áreas alagáveis, não se abrigar sob árvores durante tempestades e redobrar a atenção no trânsito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 199.