RS tem três alertas do Inmet vigentes neste domingo

No Norte e Noroeste, estão vigentes avisos para baixa umidade e onda de calor; enquanto no Sul do RS, o alerta é para tempestade.

Chuva isolada em uma lavoura
Chuva isolada em uma lavoura. Foto: Fernando Dias / Secretaria da Agricultura

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três advertências para o território do Rio Grande do Sul. Na região Norte e Noroeste, estão vigentes avisos para queda da umidade relativa do ar e onda de calor; enquanto no Sul do RS, o alerta é para tempestade.

Os dois primeiros alertas do Inmet são motivados pela onda de calor que atinge o Centro do Brasil.

Na região Noroeste, há advertência para a queda abrupta da umidade relativa do ar, que deve oscilar entre 20% a 30%. Conforme o Inmet, há risco de incêndios florestais e à saúde humana. Portanto é importante reforçar a hidratação.

Alerta de baixa umidade relativa do ar. Crédito: reprodução INMET

O segundo alerta abrange a região de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O aviso é para as altas temperaturas, que vão ficar acima da média para esta época do ano por vários dias.

Conforme o Inmet, essa condição de calor intenso deve se estender por 3 a 5 dias.

Alerta de tempestade para o Sul do RS

O alerta de tempestade é válido para toda a Metade Sul do RS. Abrange municípios da Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul, Costa Doce, Litoral Médio, além da região Central.

A advertência tem validade até as 19h deste domingo (8). Todavia, existe a possibilidade do alerta ser encerrado antes desse prazo, prorrogado, ou substituído.

O alerta do Inmet aponta que as chuvas podem provocar acumulados de até 50 milímetros. Os ventos intensos podem variar entre 40 a 60 km/h. Existe risco de queda de granizo, de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Alerta de tempestade válido para este domingo. Crédito: reprodução INMET