Ao menos 270 casas foram destelhadas após a passagem de temporais isolados por várias regiões gaúchas entre a noite de ontem (30) e a madrugada desta quarta-feira (31). As regiões mais afetadas são a Fronteira Oeste, Vale do Rio Pardo e Serra gaúcha. Até o momento, são 11 as cidades afetadas.
Conforme o levantamento preliminar da Defesa Civil, São Gabriel é a cidade mais prejudicada: 150 residências tiveram o telhado parcialmente destruído. Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, todas no Vale do Rio Pardo, também estão com casas destelhadas.
Em Vera Cruz, há duas pessoas desalojadas, em casa de parentes ou amigos. Houve destelhamento parcial de um hospital e os pacientes já foram removidos. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o subchefe interino da Defesa Civil, tenente-coronel Roberto Do Canto, o governo está acompanhando a situação e entregando materiais por meio das coordenadorias regionais.
“Por enquanto, a gente está distribuindo principalmente lonas porque tem sido o pedido mais urgente das famílias. Algumas telhas também. Ainda é cedo para dizer o número exato de casas atingidas e materiais distribuídos porque as equipes seguem nos passando as informações. Mas a situação mais delicada, até agora, é a de São Gabriel”, explicou.
A Defesa Civil destaca que técnicos seguem atuando no levantamento de prejuízos e os estragos contabilizados devem aumentar. Um novo boletim será distribuído no final da tarde.
Alerta por SMS
Por meio de mensagens de texto, a Defesa Civil Estadual consegue comunicar aos gaúchos a possibilidade de eventos adversos. Para receber esses alertas envie do seu celular um SMS para o número 40199 (sem ponto/ sem traço) com o CEP desejado. Podem ser cadastrados os CEP de diferentes localidades. O serviço é gratuito e de fácil utilização.