RS recebe apoio do governo federal para combater crimes em Alvorada e Viamão

Não é só o Estado do Rio de Janeiro que o governo federal vai ajudar para combater os altos índices de violências que vem cada vez mais aumentando. O governo do Estado do Rio Grande do Sul e o federal trabalharão de forma conjunta para solucionar os altos índices de criminalidade em Alvorada e Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A garantia foi dada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e pelo secretário Cezar Schirmer, durante o ato que oficializou o repasse de viaturas da União para a Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).

De acordo com o Atlas da Violência, publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, dos 304 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, Alvorada é a 12ª cidade mais violenta do Brasil.

Viamão ocupa a 32ª posição. “Hoje, no Brasil, 2% dos municípios concentram metade dos 62 mil homicídios. Alvorada e Viamão fazem parte deste grupo de cidades. Conversei com o secretário e decidimos que, em breve, ele irá a Brasília e nos apresentará propostas para ambas as cidades”, disse o ministro.

Schirmer afirmou que há projetos que se enquadram nas necessidades dos municípios, que podem ser iniciados a partir da liberação dos recursos pela União. “Iremos reforçar o pedido de R$ 60 milhões, a serem aplicados em ações de prevenção e investimentos em tecnologia. São ações para Alvorada e Viamão, mas que visam também outros municípios que apresentam um quadro que demanda atenção diferenciada”, ressaltou.