O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um novo alerta para o risco de tempestades, com chuvas intensas no Rio Grande do Sul. A advertência foi publicada na manhã desta quinta-feira (9), mas tem validade a partir da meia-noite da manhã de sexta-feira (10). A situação meteorológica adversa deve complicar a volta da normalidade nas bacias fortemente atingidas pelas cheias desde a semana passada.
Conforme o sistema de alertas, há risco de temporais em cidades da Fronteira Oeste, região Central, Costa Doce, região dos Vales, Porto Alegre e região metropolitana, Noroeste, Norte do RS, Serra e Litoral Norte (veja abaixo).
A projeção do INMET é de, pelo menos 50 milímetros de precipitação. No entanto, conforme a Defesa Civil, os volumes devem ser maiores, ficando em torno dos 60 aos 90 milímetros no decorrer do dia. No Norte, Vales e Serra, as precipitações podem ultrapassar os 120 milímetros.
Os ventos sopram de leste/nordeste na metade sul e leste gaúcho. As rajadas devem variar entre 35 e 55 km/h mantendo o mar agitado e dificultando o escoamento da Lagoa dos Patos.
O alerta do INMET ainda cita a possibilidade de ventania, entre os 40 a 60 quilômetros por hora e risco de queda de granizo.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- Alerta de temporal
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Tempestade