Instabilidade

Rio Grande do Sul tem novo alerta de tempestade do Inmet

O aviso, que abrange grande parte do Rio Grande do Sul, já está em vigência e vai até a meia-noite de hoje.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta terça-feira (2), um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. O aviso já está em vigência e vai até a meia-noite de hoje.

Conforme o Instituto, o volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta é amarelo, o que indica baixo risco de danos.

Estão sob a advertência as regiões Noroeste, Norte, Serra gaúcha, Litoral Norte, região metropolitana, região Central e Vales do Sinos, do Paranhana, do Caí, do rio Pardo e do Taquari. O alerta se estende para todo o território do estado de Santa Catarina e parte do Paraná. No começo da tarde desta terça, as áreas de instabilidade chegaram na região de Porto Alegre (confira no vídeo abaixo do texto):

Crédito: reprodução / Inmet

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

Conforme a previsão da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), uma área de baixa pressão favorece que as instabilidades atuem sobre a metade Norte, Litoral e Sul gaúcho, com chuva e vento forte com rajadas e eventual queda de granizo nesta terça-feira (2). Os acumulados pontuais devem variar entre 15 e 25 mm/dia, podendo passar disso em alguns pontos isolados. As temperaturas máximas variamentre 28 e 31°C em praticamente todas as regiões.