Será apresentado nesta quarta-feira (28), às 15h, o projeto de revitalização do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre. No evento, a Prefeitura da Capital irá expor as intervenções que serão realizadas para a recuperação e conservação do largo e da Ponte de Pedra.
O esvaziamento do lago foi necessário para proporcionar os levantamentos necessários para as intervenções na Ponte de Pedra e nas bordas, conforme manifestação do Ministério Público. Com a redução do nível d’água, o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) iniciou a ação de remoção do lodo.
O projeto de recomposição estrutural e formal da borda e profundidade do lago encontra-se em elaboração na Smam, bem como o projeto de reurbanização do entorno do lago, contemplando passeios externos, esplanadas, bancos e lixeiras.
Ponte de Pedra – Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Com nascente na zona Leste de Porto Alegre, na represa da Lomba do Sabão, o Dilúvio foi alvo, desde 1839, de vários projetos de canalização.
Cem anos depois, com a retificação do seu leito, foi criada a avenida Ipiranga. Nos anos 1970, com as modificações urbanas ocorridas na região, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento realizado por Carlos Tenius, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre. Conhecido como Ponte de Pedra, esse importante monumento foi tombado como patrimônio cultural da cidade em 1979.
Cotidiano