Técnicos da EVA (Equipe de Vigilância de Alimentos) da (Secretaria Municipal de Saúde) suspenderam), na última terça-feira (8), as atividades de manipulação e produção de alimentos no Restaurante Cannes, localizado na avenida José de Alencar, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Foram apreendidos 67,827 quilos de alimentos impróprios para consumo (12,146 kg de sobras) que eram mantidos nas geladeiras ou estavam em processo de preparo na área de produção.
Durante a vistoria foram identificadas falhas de controle higiênico-sanitário na manipulação dos alimentos, como utilização de coletores de lixo como suporte para embalagens com alimentos, descongelamento de alimentos em temperatura ambiente, sobras de alimentos do dia anterior armazenados na refrigeração para reutilização, manutenção de alimentos refrigerados em temperaturas inadequadas, acima dos 20ºC, presença de medicamentos junto aos alimentos, além de problemas estruturais, como pintura descascando.
A médica veterinária Ana Helena Cunha Maia explicou que a fiscalização foi feita a partir de denúncia de um consumidor ao serviço Fala Porto Alegre, fone 156 da prefeitura. Além de passar mal após comer produtos do restaurante, o cidadão declarou suspeita de que os alimentos servidos no bufê eram reaproveitados. O restaurante permanecerá com atividades suspensas até adequação.