Resgate dos corpos de montanhistas será retomado nesta segunda

O Comando do Batalhão Aéreo da Brigada Militar e o Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros estão reunidos, em Maquiné no Litoral Norte, para traçar uma estratégia de resgate dos corpos de dois alpinistas. Os trabalhos serão retomados na manhã desta segunda-feira na localidade de Barra do Ouro, por conta da visibilidade. As vítimas morreram após sofrerem queda durante a prática de rapel em função do ataque de um enxame de abelhas, na tarde desse sábado.
As atividades foram suspensas pois o helicóptero da BM não consegue se aproximar do ponto onde estão as vítimas e vai ser necessária uma atividade por terra para que os corpos possam ser içados de uma localização melhor. O major Danúbio Lisboa, piloto da aeronave, ainda declarou que as condições climáticas mudaram, em relação à parte da manhã, e que o tempo não está favorável.
Em terra, a previsão é de uma caminhada de pelo menos 6h pela mata até localizar os corpos. De um grupo de 12 pessoas que acamparam em Maquiné, sete saíram para praticar rapel na região e, dessas, cinco sofreram ferimentos, mas não correm risco de morte.
As vítimas fatais foram identificadas como Ronei Marcelino Pinto, 47 anos; e Jean Carlos Machado Lopes, de 41 anos.  Os cinco sobreviventes são: João Batista Moreira Dias, 42 anos; Roberto Schuster, 73 anos; Flávio Rodrigo da Rosa Lopes, 37 anos; Maicon Silva da Silva, 31 anos; e Luciano Souza, idade não confirmada. Quatro foram levados ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. Apenas Schuster foi encaminhado ao Hospital de Tramandaí em função de uma fratura grave no fêmur.