O livro “Resgate de Receitas da Família Rural” foi lançado no salão de eventos da comunidade católica São José de Lomba Grande em Novo hamburgo. No evento, realizado na última semana, houve degustação de algumas receitas que constam no livro e um café partilhado com pratos e bebidas deliciosas preparadas pelas mulheres.
A programação faz parte das comemorações dos dez anos do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local e foi prestigiado por várias autoridades, dentre elas o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Rui Rotava, o diretor de fomento ao Desenvolvimento Rural, Rogério Schonardie, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa Rodrigues, a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Daniela Vonnau, e a chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Novo Hamburgo e idealizadora do Programa, Leonice Maria Kretutz.
Leonice destacou, na oportunidade, o quanto as mulheres se tornaram protagonistas, planejadoras e executoras de atividades ao longo destes dez anos. “O livro foi a materialização de mais um sonho destas integrantes de grupos de mulheres rurais hamburguenses que, em 2008, estavam desmotivadas, tinham limitações de expressões faladas e escritas, relações de subordinação e pouca participação nas decisões da propriedade, pouca aplicabilidade das informações discutidas nos grupos, falta de liderança e de participação feminina em espaços de decisão coletiva”, analisa Leonice.
Já a secretária Paraskevi disse que as mulheres a inspiraram a pensar e a estruturar projetos e processos que pudessem valorizar as conquistas e a história e a cultura que elas conseguiram resgatar através das receitas. “Gostaríamos de agregar estas receitas nos restaurantes locais e promover este trabalho tão nobre de vocês, que promove a inserção da nossa cultura de forma intangível”, ressaltou a secretária.
O Programa de Agentes de Desenvolvimento Local foi iniciado em 2008 pela Emater/RS-Ascar e a agrônoma da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Geórgia Sant’Anna, quando propuseram uma nova forma de planejar e executar as ações com os grupos de mulheres. Assim as integrantes dos grupos se tornaram Agentes de Desenvolvimento Local, empoderadas e protagonistas de suas trajetórias.
Dentre as ações comemorativas aos dez anos foram realizados o Dia do Bem-Estar em setembro de 2018, a gravação da matéria de televisão e o lançamento do livro, que reúne 21 receitas antigas utilizadas pelos antepassados, resgatadas com os familiares e a comunidade.
O resgate de receitas antigas simboliza o fruto de um trabalho de extensão continuada e sem parâmetros possíveis de serem mensurados, mas que traduzem a satisfação no trabalho, à medida que representa o envolvimento de todos os atores participantes no desenvolvimento do trabalho.