A área destruída por queimadas no Brasil foi de 1,02 milhão de hectares em janeiro de 2024, representando um aumento de 248% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pelo Monitor do Fogo do sistema de monitoramento Mapbiomas.
O bioma mais afetado foi a Amazônia, com 941.499 km2, registrando um aumento de 266% em relação a dezembro do ano passado.
Os três estados com a maior área destruída pelo fogo foram Roraima, com 413,1 mil km² (quilômetros quadrados), seguido pelo Pará, com 314,6 km², e o Amazonas, com 95,3 km².
Localizado perto da Linha do Equador, o estado de Roraima apresenta características singulares, fazendo com que o período de queimadas ocorra no início do ano, em vez de entre o meio e o fim do ano, como ocorre em outras regiões da Amazônia.
“É normal que a Amazônia lidere disparadamente a área queimada no início do ano devido ao fato de a estação seca de Roraima ocorrer neste período. No entanto, este ano houve o agravante da seca extrema, que reduziu a chuva”, disse a coordenadora do MapBiomas, Ane Alencar.