Na noite da última terça-feira (26), a Polícia Civil desarticulou uma associação criminosa voltada à prática de estelionato, o suposto golpe do envelope, no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Três pessoas foram presas suspeitos de comprarem carros com cheques sem fundos.
A quadrilha escolhia vítimas através de anúncios de classificados. Pessoas que estão vendendo veículos eram atraídas. Na hora da compra do carro anunciado, uma pessoa fica com o proprietário e a outra vai ao banco para fazer o depósito do valor da compra em cheque. O proprietário faz a transferência do carro e só percebe que foi vítima de um golpe quando confere no extrato bancário que o cheque era frio ou que o envelope depositado estava vazio.
Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações
Segundo o delegado Guilherme Gerhardt, o grupo realizava a aquisição ilícita de veículos, enganando as vitimas que realizavam a transferência de seus carros após um depósito fictício realizado pelos criminosos na conta corrente dos compradores (vítimas). Dezenas de pessoas foram lesadas no Estado e ainda há, ao menos, mais um envolvido identificado. Haverá a representação por prisão preventiva de todos os envolvidos, afirmou o delegado.
Após o levantamento de endereço dos criminosos, uma campana policial resultou na prisão de um casal, na posse de um veículo Honda Civic clonado. O filho do casal também foi preso, na posse de um Toyota Corola. Ambos os carros foram avaliados em R$ 80 mil.
A quadrilha agia desde 2015, em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O trio foi preso em flagrante por associação criminosa, receptação e uso de documento público falsificado.