Criminosos fortemente armados espalharam pânico em uma cidade do Vale do Sinos em mais um ataque a banco com explosivos no Rio Grande do Sul. A agência da Caixa Econômica Federal de Nova Hartz foi invadida e atacada por ao menos dez assaltantes.
O crime ocorreu por volta das 4h deste domingo (22), quando a quadrilha chegou ao banco que fica no Centro da cidade, em ao menos três carros. Os criminosos colocaram explosivos nos caixas eletrônicos e detonaram os terminais de autoatendimento.
Policiais militares que estavam próximo do local do crime se aproximaram do banco para averiguar o quê tinha motivado a explosão. Eles foram recebidos a tiros pelos bandidos e revidaram.
Os assaltantes fugiram logo em seguida, sem serem feridos e sem ferirem os policiais. Explosivos foram deixados dentro do banco. Dois carros usados pelos bandidos, uma Mitsubishi Pajero e um Toyota Corolla, foram encontrados abandonados pela polícia.
Buscas foram realizadas, mas ninguém foi preso até o momento. Não há confirmação se o dinheiro dos terminais eletrônicos foi levado. O GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Brigada Militar foi chamado de Porto Alegre e detonou os explosivos deixados no banco.
Por se tratar de um banco vinculado à União, a Polícia Federal conduzirá as investigações. A Polícia Civil apoiará os trabalhos através de uma troca de informações sobre as quadrilhas que atuam no Estado e têm esse modus operandi. Ninguém foi ferido no ataque a banco.