O calor vai voltar a ganhar força no Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos dias serão marcados por tempo abafado e chuva irregular no Estado.
Nesta sexta-feira (12), um sistema de alta pressão deixa o tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, com sol entre nuvens em diversas áreas e as temperaturas começam a ficar elevadas.
No sábado (13), o tempo permanecerá firme e seco em todo o Estado, e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, que poderão ultrapassar 35 °C em algumas regiões do território gaúcho, especialmente nas Missões e Alto Uruguai, ressaltou o boletim.
No domingo (14), o tempo fica mais abafado no Rio Grande do Sul. Conforme o boletim divulgado pela Seapi, a presença do ar quente manterá o forte calor, e ocorrerão pancadas de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados principalmente na Região Sul e Campanha.
Na segunda-feira (15), o tempo segue instável, com temperaturas elevadas e alto teor de umidade, predominará em todo o Estado, afirmou o boletim.
Na terça (16) e quarta-feira (17), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com risco de tempestades isoladas e chuva intensa no Estado, mas ela vai ser bem irregular. Ou seja vai chover bastante, e às vezes de forma rápida em algumas cidades enquanto nas outras será só nebulosidade (conhecido como tempo feio).
De acordo com a previsão, as áreas de instabilidade irão provocar chuva forte e volumosa principalmente na Fronteira Oeste e parte da Campanha.
Segundo a Seapi, os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 35 e 50 mm na Região Central, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte do Estado.
Na Campanha, Missões e Alto Uruguai, os volumes de chuva serão mais elevados e deverão oscilar entre 50 e 80 mm, conforme a Seapi.
Na Fronteira Oeste, os valores estimados deverão superar 100 mm, podendo alcançar 150 mm em algumas localidades.