Provem corrupção minha, e irei a pé até a polícia, diz Lula sobre denúncia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2010) se pronunciou sobre a denúncia do MPF sobre a Operação Lava Jato oferecida ontem. Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma e decoração do imóvel, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.

Emocionado em vários momentos, ele reiterou que não é corrupto. “Provem uma corrupção minha que irei a pé até a delegacia, como as pessoas vão a pé até Aparecida do Norte para pagar pecados”, afirmou. “Conquistei o direito de andar de cabeça erguida”, afirmou emocionado.

“Tenho a consciência tranquila e mantenho o bom humor. Me conheço, sei de onde eu vim, sei para onde eu vou, sei quem quer que eu saia e sei quem quer que eu volte”. Lula disse que, na defesa dos princípios de cidadania, duvida que algum partido tenha feito mais que o PT para fortalecer as instituições brasileiras.

O pronunciamento foi finalizado sem tempo para perguntas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado na tarde desta quarta-feira (14) pela força-tarefa da Lava Jato sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro.

Os investigadores afirmam que o petista comandou o esquema de corrupção na Petrobras e atuou, junto com a empreiteira OAS, no desvio de ao menos R$ 87,6 milhões da estatal. Após apresentação da denúncia da Lava Jato, sua defesa a classificou como “truque de ilusionismo”.