Protestos contra o governo reúnem cerca de 200 mil no RS

O dia de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rouseff reuniram mais de 200 mil pessoas no Rio Grande do Sul. O cálculo é baseado em levantamento do Plantão RS baseadas em estimativas de público da Brigada Militar ou em cálculos dos organizadores dos protestos em cada cidade.
Segundo a Brigada Militar, 100 mil pessoas participaram do protesto em Porto Alegre. A manifestação começou no Parque Moinhos de Vento – o Parcão – e seguiu, em caminhada, até a Redenção. Logo após, a marcha regressou até o local. A organização do evento diz que foram 60 mil presentes no evento.
Em Caxias do Sul, 60 mil marcharam contra o governo federal exigindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A concentração ocorreu na Praça Dante Alighieri e por volta das 16h, a multidão fez uma caminhada na região central da cidade. Em Bento Gonçalves foram 2,5 mil manifestantes segundo a Brigada. Em São Marcos foram 450 pessoas.
Na cidade de Novo Hamburgo, 2 mil pessoas fizeram uma caminhada pela BR-116 segundo levantamento da PRF (Polícia Federal Rodoviária). Por causa do protesto, houve um congestionamento de 3 km em ambos os sentidos. Em São Leopoldo, cerca de 200 pessoas se manifestaram também na BR-116. Em Canoas, participaram 100 pessoas na Praça do Avião.
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 3 mil pessoas fizeram uma passeata pela região central da cidade. Cartazes com mensagens como “Fora Dilma” e “Chega de corrupção”. Alguns manifestantes pediam, também, por uma “intervenção militar”. Outra cidade que também registrou 3 mil manifestantes foi Venâncio Aires. No município, agricultores levaram cerca de 200 tratores para as ruas. Em São Sebastião do Caí foram 300 manifestantes.
Nas cidades de Santa Maria e Erechim, os protestos reuniram 10 mil manifestantes em cada cidade, segundo estimativa da Brigada Militar. Já em São Sepé e Rio Pardo tiveram manifestações que reuniram cerca de 200 pessoas. Outras cidades que tiveram manifestos, segundo apuração do Plantão RS foram: Santa Rosa, com 600 pessoas, Pelotas com 500 integrantes e Marau, com 250 manifestantes.