Cotidiano

Proprietário de restaurante e criminoso são baleados durante assalto na Cidade Baixa

Um empresário e um criminoso foram baleados durante uma tentativa de assalto a um restaurante no bairro Cidade Baixa, na região Central de Porto Alegre. O crime ocorreu na tarde do último sábado (17), na rua da República.

O restaurante já estava fechado quando dois bandidos chegaram em uma motocicleta ao local. Um deles entrou no bistrô e anunciou o assalto. Um policial civil à paisana que estava na rua percebeu a movimentação suspeita e entrou no estabelecimento. Ele reagiu baleando o criminoso, que revidou e atirou no proprietário do local.

Segundo a Brigada Militar, um funcionário do restaurante também tentou impedir a ação criminosa. O homem – que estava usando um capacete – bateu na porta do local por volta das 15h30, quando os funcionários estavam almoçando após o expediente. Os trabalhadores foram conduzidos para os fundos do estabelecimento, foi quando iniciou o confronto. Após o policial civil reagir, o segurança do bistrô rendeu o criminoso.

Interior do restaurante Aquavit. Foto: Reprodução/ Google StreetView/ Google (Arquivo)

O proprietário do restaurante foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o HPS (Hospital de Pronto Socorro). Ele está em estado grave após ter sido atingido na barriga. O bandido também foi encaminhado para atendimento médico no HPS, sob custódia da Brigada Militar. Ele foi ferido de raspão na cabeça e na perna.

De acordo com a PC, o assaltante, de 38 anos, possui vários antecedentes criminais por roubos. Quando o homem foi removido pelo Samu, recebeu xingamentos de populares que acompanhavam a ação da polícia.

Conforme testemunhas, quatro tiros foram escutados e em seguida teve início a movimentação nos arredores do local. Policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil atenderam a ocorrência. O policial do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) que reagiu não ficou ferido. O criminoso que ficou do lado de fora do local, em uma motocicleta, fugiu.