Cotidiano

Proprietário de mercado é preso e mais de uma tonelada de carne é apreendida em Torres

Em uma ação conjunta nesta segunda-feira (20), o proprietário de um mercado foi preso em flagrante e mais de uma tonelada e meia de carnes impróprias para o consumo humano foi apreendidas em Torres, no Litoral Norte do Estado.

Segundo o delegado Daniel Mendelski, o dono do estabelecimento, de 35 anos, mantinha em depósito e distribuía produtos impróprios para consumo, parte deles sem procedência comprovada, especialmente carne bovina. Também foi encontrada grande quantidade de produtos expostos à venda com a data de validade vencida.

No interior do mercado inspecionado, foram verificadas diversas irregularidades na armazenagem dos produtos que se destinavam ao consumo da população de Torres. A Vigilância Sanitária Municipal procedeu à inutilização das peças de carne impróprias para o consumo humano, bem como interditou o estabelecimento comercial até que as irregularidades apontadas sejam sanadas.

De acordo com o delegado Sander Cajal, diretor de investigações do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), a ação faz parte da Força-tarefa Segurança Alimentar, que combate a venda aos consumidores de produtos e mercadorias impróprias.

O proprietário do mercado interditado foi autuado em flagrante e, após o cumprimento dos procedimentos legais, foi encaminhado ao sistema prisional. A vistoria foi realizada por agentes da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar.

Participaram da ação o Caocon (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica), o Gaeco – Segurança Alimentar (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a Promotoria de Justiça de Torres, representantes da Seapi (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação), Brigada Militar, Polícia Civil, Procon, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária Municipal de Torres.