A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler) emitiu a Licença Prévia que atesta a viabilidade de implantação de uma usina de geração de energia, a partir de gás natural, em área do distrito industrial de Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com capacidade de geração instalada de 299 megawatts, a Usina Termelétrica Farroupilha terá condições de atender cerca de um milhão de habitantes. O investimento é estimado em R$ 1,5 bilhão.
“A UTE Farroupilha proporcionará um aumento da confiabilidade do sistema de abastecimento de energia elétrica do Rio Grande do Sul, indo ao encontro do contexto de transição energética do Estado, que propõe a geração de energia segura e necessária em complementação a fontes como a eólica e a solar”, destacou o presidente da Fepam, Renato Chagas.
Segundo a Fepam, a tecnologia proposta para o empreendimento é o ciclo combinado, que utiliza o calor recuperado dos gases de exaustão da turbina a gás para acionar uma turbina a vapor.
“Esse processo resulta em maior eficiência e menor consumo de combustível, reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa”, ressaltou.
Primeira etapa do processo de licenciamento, a Licença Prévia foi concedida a partir de apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental e realização de audiência pública, conforme previsão legal.
Conforme a Fepam, a licença tem validade de cinco anos e não autoriza obras de implantação da usina, que estão condicionadas à obtenção da Licença de Instalação, próximo passo do processo de licenciamento.