Projeto transforma táxis de Porto Alegre em minibibliotecas itinerantes

Você pega um táxi e, sem muito o quê fazer durante aqueles minutos da viagem, pode ler um livro, disponível ali mesmo, no veículo. Chegou ao destino e quer continuar a leitura? Sem problemas! Só levar o exemplar para casa e, quando terminar a leitura, devolver em qualquer táxi cadastrado no projeto Bibliotáxi. A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (24), em Porto Alegre, pela prefeitura, em parceria com o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e a Easy Taxi. Com isso, três mil carros devem virar minibibliotecas na Capital.
O projeto é um incentivo à leitura e à troca de conhecimento, pois além de estimular os leitores também incentiva o caminho inverso, fazendo com que os passageiros e parceiros do projeto doem livros. O prefeito José Fortunati destacou a importância desse tipo de ação para disseminar a cultura e o aprendizado. “Somos o estado que mais lê no Brasil. Temos que manter essa posição e ampliar o número de pessoas com o hábito da leitura. O Bibliotáxi é uma iniciativa fantástica que faz com que os livros não fiquem parados na prateleira, possibilitando que eles circulem e levem conhecimento ao maior número de pessoas possível”, disse Fortunati.
O secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, lembrou que nos táxis, tanto os passageiros que costumam ler, como aqueles que não têm esse hábito, serão incentivados a pegar um livro pela facilidade de acesso. “É um momento ímpar que estamos vivendo na democratização da cultura. A literatura permite que as pessoas se qualifiquem. E ela vai estar ali, gratuita, fácil, disponível sem exigências ou necessidade de cadastro”, explicou.
Como funciona – A ideia é que o passageiro escolha um exemplar, leve consigo e, após a leitura, coloque o livro novamente em circulação, em sua próxima corrida, nos bolsões customizados do projeto, localizados no encosto do banco dianteiro do passageiro nos veículos. O presidente do Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Waldir da Silveira, ressaltou que o incentivo é, também, para que as pessoas façam suas doações de livros, ampliando ainda mais a dimensão desta biblioteca colaborativa.
Serão distribuídas três mil sacolas aos táxis de Porto Alegre e região cadastrados no aplicativo da Easy Taxi. Os passageiros encontrarão livros em categorias variadas, cedidos pelo Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Secretaria Municipal da Cultura e Easy Taxi. A duração prevista do projeto é de um ano, período em que devem circular mais de 20 mil livros. “Queremos fazer com que a experiência no táxi seja cada vez mais positiva. Decidimos, então, unir o serviço à cultura, à leitura”, afirmou o gerente da região Sul da Easy Táxi, Altamiro Diniz.
O Shopping Total, onde aconteceu o lançamento do projeto, e a Livraria Cameron são os parceiros do projeto. O Banco de Livros doará mensalmente mil exemplares para garantir a reposição e disponibilidade de livros nos táxis cadastrados.