Três docentes de Universidade Feevale estão auxiliando na organização do Congresso Visualidades e Narrativas da Memória: espaço urbano, natureza, migrações, tecnologia e gênero, que acontecerá em novembro, na Universidade de Murcia, na Espanha.
A professora Laura Rueda integra o comitê organizador; já Marinês Kunz e Lurdi Blauth fazem parte do comitê científico do evento. Voltado para alunos da graduação e pós-graduação de Artes Visuais, Comunicação, Letras, Educação, Filosofia e interessados nas áreas de arte contemporânea, comunicação e interculturalidade, o Congresso recebe propostas de trabalhos até o dia 1º de julho, via internet.
O evento pretende analisar desde o panorama artístico atual e com uma perspectiva ampla e transdisciplinar, até as dinâmicas, processos e poéticas da memória.
Como termo, a memória é susceptível de múltiplas interpretações, sendo sua definição complexa, abarcando diferentes campos de estudo e enfoques teóricos. Assim, o Congresso propõe a criação de espaços de intercâmbio e de trabalho coletivo, evitando discursos unilaterais.
SERVIÇO:
Local: Universidade de Murcia, Espanha
Abertura: 27, 28 e 29 de novembro
Envio de propostas: até 1º de julho
Modalidades de apresentação: comunicação, pôster e comunicação virtual
Inscrição no link:
https://casiopea.um.es/cursospe//internacionalarteii.f
Eixos temáticos:
1. Práticas da autorrepresentação, apropriação e versões do álbum de família, o arquivo
e os objetos herdados e encontrados. Memória arquivada.
2. Memória enterrada. Práticas reparadoras no espaço habitado.
3. Geopolíticas da memória: outras narrativas da História e da subjetividade. Releituras
críticas do patrimônio cultural. Memória migratória.
4. Memória ecológica para imaginar o futuro desde a prática artística.
5. Arquivos ativistas, militantes, institucionais e contra-arquivos. Mal de arquivo e pulsão de arquivo. Memória queer e narrativas de gênero.
6. Outras expressões da memória.