Cotidiano

Procon recomenda pesquisa de preços antes da Black Friday

Na sexta-feira (27), será realizada a Black Friday, grande evento promovido por sites e lojas físicas com descontos que podem chegar a 80% do valor original do produto. O Procon Porto Alegre orienta a população em relação a precauções que devem ser tomadas antes do início das compras da liquidação.
O diretor-executivo do Procon municipal, Cauê Vieira, destaca ser necessário que o consumidor faça uma pesquisa de preços dos produtos com semanas de antecedência. O objetivo é averiguar se os descontos oferecidos na promoção correspondem de fato à redução de valores das mercadorias na loja.
“A armadilha mais comum para o consumidor ocorre quando o lojista aumenta o preço antes de ocorrer a Black Friday e, neste dia de promoções, oferece o desconto equivalente ao aumento efetuado, fato que ficou conhecido popularmente como a metade do dobro”, salienta Vieira.
O consumidor também deve pesquisar previamente se os sites são de boa procedência, bem como saber a política de troca e devolução de produtos e prazos de entrega, entrando em contato com a loja virtual para esclarecer possíveis dúvidas.
Órgão vinculado à Smic POA (Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio), o Procon Porto Alegre atende o público na rua dos Andradas, 686, das 10h às 16h, ou no site www.portoalegre.rs.gov.br, ou pelo aplicativo gratuito para celulares Procon App. Informações podem ser obtidas no telefone 3289-1774.