Antes mesmo das 6h desta terça-feira (2), centenas de pessoas já ocupavam os bancos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Porto Alegre. A tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes teve início na paróquia, com uma missa celebrada pelo cônego Leandro Chiarello.
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Pouco depois das oito horas, milhares de fiéis partiram do centro em direção à zona Norte acompanhando a imagem da santa. “É uma festa linda, todos os anos venho e isso me faz muito bem, me dá muita força para encarar os problemas”, afirmou Lourdes Assis, assistente de vendas e devota de Nossa Senhora.
Após a procissão, a celebração foi encerrada com uma missa campal celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, no pátio da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Saiba mais: Procissão de Navegantes causa bloqueios em ruas e na BR-290
O céu encoberto e a temperatura amena ajudaram os devotos que pagavam promessas. O comerciante Augusto Silveira fez todo o trajeto da procissão com os pés descalços, para agradecer pela saúde do filho. “Eu viria de qualquer jeito, tive uma graça alcançada. Mas só de não estar fazendo o mesmo calor e não ter aquele sol forte do ano passado já ajuda muito”, brincou.
Ao fim da celebração, o arcebispo de Porto Alegre, fez um agradecimento especial a todos que estão colaborando com a recuperação da cidade após o temporal da última sexta-feira (29). Dom Jaime Spengler alertou para a necessidade de termos mais cuidado com a natureza e pediu ainda mais união em um momento como esse. “Precisamos cuidar da nossa casa comum, não sujar arroios, separar o lixo, poupar água. A falta de cuidado com o planeta contribui para os desastres naturais. Temos que ter isso muito claro em mente e nos unirmos para mudar essa situação”, afirmou.
Considerada um dos mais tradicionais eventos religiosos de Porto Alegre, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes atrai, a cada ano, milhares de pessoas. A procissão, que faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul, é uma manifestação que transmite a dimensão da fé, da tradição e da cultura. A estimativa dos organizadores é de 300 mil pessoas envolvidas durante toda essa terça-feira.