Prioridade é restabelecer energia de estações de água e hospitais, diz Melo

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou na tarde deste sábado (30), que a prioridade da Prefeitura e da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) será restabelecer a energia para hospitais e estações de abastecimento e bombeamento de água. Os ventos do temporal da noite de sexta-feira (29) causaram quedas de árvores e postes em vários bairros da Capital.
Via Twitter, o prefeito reiterou o trabalho que vem sendo feito desde o amanhecer para limpar e desobstruir avenidas com o corte de árvores. “É preciso que todos tenham compreensão neste momento. Estamos trabalhando muito, mas precisamos unir esforços para recuperar os estragos. Nossa prioridade é restabelecer o abastecimento de energia próximo às estações de bombeamento e hospitais. Em seguida, o restante da cidade”, afirmou.

Curta nossa página no Facebook e siga no Twitter

Melo se reuniu, mais cedo, com o presidente da CEEE, Paulo de Tarso para discutir ações conjuntas entre a Prefeitura e a estatal. Eles sobrevoaram a Capital, em um helicóptero cedido pela Brigada Militar, para avaliar a dimensão dos problemas causados.
Uma nova reunião, com representantes do Exército Brasileiro e Brigada Militar, está marcada para às 18h, para avaliar as necessidades de Porto Alegre. A ideia é usar o Exército na operação de limpeza da cidade.

Mais de 200 chamados para a Defesa Civil

A Defesa Civil recebeu mais de 200 ligações durante a noite. As equipes estão atendendo os destelhamentos, que ocorreram principalmente no bairro Alto Teresópolis, e seguem mobilizadas. O telefone de emergência é 3268-9026, 24 horas por dia.
O Hospital de Pronto Socorro atendeu 54 feridos pelo temporal, sendo um ferido leve atingido por raio. Dos casos, foram 32 pela queda de objetos sobre o corpo e 22 por cortes e estilhaçamentos.
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) está com quatro das seis estações de distribuição de água fora de operação. Estão sem energia elétrica, a estação São João, que abastece a zona Norte da cidade, a Moinhos de Vento, o que atinge o Centro, as Ilhas e a Menino Deus, responsável por um terço dos clientes.
A zona Sul está com as duas estações funcionando normalmente. A orientação é que a população economize água, porque mesmo com o restabelecimento da energia, ainda é preciso o bombeamento até as casas.