Primeira placa da consciência no trânsito é instalada em Porto Alegre

Foi instalada nesta sexta-feira (28), às 8h, na avenida Borges de Medeiros, a primeira Placa da Consciência em Porto Alegre. As placas fazem parte da campanha “Natal em Família – o melhor presente é você”. Elas serão colocadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), em sistema de rodízio, nas avenidas com o maior índice de acidentes ou que exigem atenção dos motoristas, pedestres e motociclistas. Entre elas: avenida Borges de Medeiros, avenida Sertório, avenida Bento Gonçalves, avenida Protásio Alves, avenida Oscar Pereira, avenida Assis Brasil e avenida Juca Batista.

O objetivo é alertar a população que todos são responsáveis pela segurança no trânsito. De janeiro de 2017 até agora, 87 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Porto Alegre. A meta é chegar ao fim de 2017 com menos mortes que em 2016 – quando 92 pessoas perderam a vida.

O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, acompanhou a instalação da primeira placa e destacou que, geralmente, o que precede um acidente é uma infração que não deu certo. “É aquele retorno proibido, é o avanço do sinal vermelho, o abuso do álcool. Em cima disso, temos feito essa conscientização, e a placa vem para destacar essa responsabilidade das pessoas”. Sabino lembrou da redução no número de mortes no trânsito neste ano. “A meta é encerrar 2017 com esse resultado positivo”, disse.