Primeira fase do Hospital Santa Ana é entregue em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre entregou  nesta quarta-feira 28 leitos da primeira fase do Hospital Santa Ana, localizado ao lado do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, na Zona Sul da Capital.

Segundo a prefeitura, os leitos são destinados a adolescentes masculinos de 12 a 18 anos com dependência química. O ato contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a presidente da Associação Educadora São Carlos (Aesc), irmã Elena Ferrarini, além de autoridades e responsáveis pela execução do projeto.

O prefeito lembrou que a entrega reverte uma série histórica de déficit de leitos em Porto Alegre, e “será até o final desse ano a maior entrega de leitos em saúde mental desde o fechamento do Hospital São Pedro”. “Não é apenas a entrega de uma obra, mas de um caminho de racionalidade de todo sistema. É uma parceria em nome do interesse público para atingir o maior número de pessoas”, disse.

Com a abertura dessa ala, a saúde mental passa a ser destaque no atendimento de Porto Alegre. Em 2017 foram abertos 25 leitos no Hospital São Pedro, por meio Secretaria Municipal de Saúde.  No total serão 56 leitos de saúde mental, 56 leitos de longa permanência, 83 leitos clínicos e 10 leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo a prefeitura, com a nova unidade calcula-se 680 internações mensais, 1.775 consultas em reabilitação, 1.377 exames ambulatoriais e mais de 500 colaboradores diretos, além de 150 indiretos. O acesso ao hospital será 100% SUS (Sistema Único de Saúde ) e regulado pela central de leitos.

Não haverá emergência no local, todos os pacientes serão encaminhados via ambulância. A diretriz mais importante do hospital Santa Ana será a assistência a pacientes que necessitam cuidados prolongados.