Primeira-dama do RS assume o Gabinete de Políticas Sociais

A primeira-dama Maria Helena Sartori assume oficialmente nesta sexta-feira (13) o Gabinete de Políticas Sociais do governo do estado. Ela é a segunda suplente da bancada do PMDB e assumiria na Assembleia com a ida dos deputados Fábio Branco e de Juvir Costella para o secretariado. Em outubro ela fez 31.234 votos e se licenciou da Assembleia sem precisar renunciar ao mandato.
Maria Helena assume o cargo de secretária de estado extraordinária para comandar o Gabinete de Políticas Sociais. A legislação prevê que um deputado só pode licenciar-se do cargo para ser secretário de estado. Como se dividirá em duas funções, de secretária e primeira-dama (a segunda de caráter benemerente), Maria Helena comunicou em seu pronunciamento na Assembleia que abrirá mão de 50% do salário a que tem direito.
Maria Helena Sartori é professora aposentada da rede estadual de ensino. É formada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pós-graduada em História. Construiu sua carreira política com atuação marcada especialmente nas áreas de educação e de políticas sociais.
Concorreu pela primeira vez a deputada estadual em 2002, alcançando 26 mil votos. Como suplente, assumiu o mandato e em 2005 tornou-se titular. Com a eleição de José Ivo Sartori como prefeito de Caxias do Sul, Maria Helena passou a dedicar-se às atividades de primeira-dama, comandando a área social da prefeitura da cidade da Serra gaúcha. Nas eleições de 2010, fez 39 mil votos e se elegeu novamente deputada estadual.