Seis presos que estavam dentro de uma viatura da Brigada Militar, usada como cela móvel em Porto Alegre, depredaram o micro-ônibus durante a manhã deste sábado (19). Alguns aguardavam há mais de 24 horas dentro do veículo para serem removidos para um presídio.
O micro-ônibus da Brigada Militar está no estacionamento interno da 2ª DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), no Palácio da Polícia, desde quinta-feira (17). A carceragem da delegacia está lotada há três dias. Com o vandalismo, os presos voltaram a ficar em viaturas da BM.
Por falta de opção para remover os presos para outro local, a Brigada Militar decidiu não intervir, mesmo com a presença do BOE (Batalhão de Operações Especiais). O uso do veículo ocorre para que a polícia não fique com viaturas retidas na frente da delegacia, enquanto presos aguardam vagas no sistema penitenciário.
Uma equipe do IGP (Instituto-Geral de Perícias) periciou o coletivo. Os detentos passaram por exame de corpo de delito realizado pelo IML (Instituto Médico Legal). A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar quem começou a quebradeira. Os presos envolvidos na confusão foram fichados por dano ao patrimônio público.