Presos acusados de roubos a bancos, estabelecimentos comerciais e doleiros

A Polícia Civil, em ação conjunta da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ªDR) e a Defrec de Bagé, deflagrou as Operações Vespasiano e Jaguarão. O objetivo das ações foi combater uma organização criminosa responsável por diversos crimes contra estabelecimentos bancários, estabelecimentos comerciais e pessoas físicas (doleiros), praticados especialmente na região da Fronteira Sul.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas cidades de Gravataí, Cachoerinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Capela de Santana e Bagé. Ao todo 47 (quarenta e sete) policiais participaram das ações operacionais.

Segundo os delegados João Paulo de Abreu e Cristiano Ritta, as especializadas desde o ano passado vem desenvolvendo investigações em conjunto investigando os crimes, que seriam praticados pela mesma organização criminosa.

Antecedentes

O primeiro dos crimes foi cometido em agosto do ano passado, quando oito homens encapuzados e fortemente armados roubaram doleiros em Aceguá, no Uruguai, fronteira com a Aceguá brasileira, entrando no Assentamento Jaguarão, na Colônia Nova, interior do município. Um veículo foi abandonado no local e foi possível identificar cinco dos criminosos, um deles residente no próprio município.

Já em outubro, cinco homens arrombaram uma agência do Banco Sicredi e da Cooperativa Camal, no distrito de Colônia Nova, levando dinheiro, uma arma de fogo e um cofre.  Na saída foi rendido um motorista, que teve o veículo roubado e usado para a fuga. O grupo fugiu para o mesmo local do primeiro roubo e novamente abandonou um veículo, este roubado em Porto Alegre, dentro de um rio.

Em maio deste ano cinco homens assaltaram o Banco Banrisul e uma lotérica em Vespasiano Corrêa, mobilizando efetivo de diversas unidades e envolvendo intensa troca de tiros. Na ocasião foram mortos dois homens e um foi preso em flagrante, além de terem sido apreendidos diversos armamentos, inclusive um fuzil, munição, tocas ninjas e coletes balísticos, além de terem sido recuperados um colete e um revólver.

Presos

A Polícia Civil conseguiu identificar e prender três homens relacionados aos assaltos em Aceguá e Vespasiano Corrêa, além de outros crimes praticados no Estado.

Com relação ao último roubo foi preso preventivamente em Cruz Alta um policial militar, que seria coautor do roubo. O nome do brigadiano não foi revelado.

A investigação prossegue. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos de celular, dinheiro, detector de metais e um veículo Volvo na posse de um dos presos. Carlos Alexandre dos Santos Xavier e Aldacir da Maia possuem diversos antecedentes criminais e foram enquadrados nos crimes de organização criminosa, roubo majorado, receptação e adulteração de sinal identificador.

Foragido

Um mandado de prisão ainda resta em aberto: Edson da Luz, vulgo “fuca”.

Um homem ainda é procurado. Foto: Divulgação/Polícia Civil