Foi preso na manhã desta quinta-feira (16) o homem considerado o líder de uma quadrilha de criminosos que realizava assaltos em coletivos da Capital. Os roubos aos transportes ocorriam, em sua maioria, próximo do Parcão e na avenida Nilo Peçanha, zona Norte de Porto Alegre.
O preso, de 22 anos, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, foi detido dentro de casa na Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre. O criminoso já possuía antecedentes por dois homicídios, tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, roubos a pedestre e a transporte coletivo e porte ilegal de arma de fogo.
O bandido estava com uma tornozeleira eletrônica desde o início deste mês após ser preso por receptação e adulteração de veículos. Ele foi encaminhado até a 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre, sede da Força-tarefa de combate ao Crimes de Roubos a Coletivos da Capital.
A quadrilha é suspeita de cometer ao menos 20 crimes, sendo que em sete o preso na ação de hoje foi reconhecido pelas vítimas. Os assaltos ocorriam, principalmente, em áreas nobres da Capital e próximas de escolas, supermercados e universidades.
Dois adultos e um menor de idade que participavam da quadrilha já haviam sido presos em uma ação da Brigada Militar na avenida Nilo Peçanha. O grupo é investigado desde outubro deste ano.
Segundo os delegados Alencar Carraro e Carlos Wendt, responsáveis pela ação de hoje, o homem foi reconhecido em pelo menos sete roubos e ainda há imagens dos roubos. Segundo eles, o grupo comandado pelo preso era violento e demonstrava frieza cometendo os crimes.