Durante essa semana dois cavalos foram encontrados abandonados em vias públicas de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Sem condições de ficar em pé e com magreza extrema, os animais acabaram falecendo, mesmo depois do atendimento de veterinários e da equipe técnica da prefeitura. Os casos ganharam grande destaque nas redes sociais e geraram comoção.
Após receber a denúncia do abandono de um dos cavalos, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, pediu “para os responsáveis das diferentes secretarias municipais que intensificassem o combate aos maus-tratos”.
Nesta quarta-feira (9), a Operação Cavalo de Troia foi realizada no bairro Niterói para identificar casos de exploração de animais.
Liderada pela Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania, a ação ainda contou com a participação da Brigada Militar, Guarda Municipal, Fundação Municipal de Saúde e com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade, Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos.
De acordo com a prefeitura, uma equipe do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) também esteve presente para avaliar a saúde dos animais e realizar o procedimento de microchipagem.
“O nosso foco é combater intensivamente os maus-tratos aos animais, esse é um pedido da sociedade e que estamos atendendo”, disse o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha.
“Ainda vamos realizar outras operações nos bairros onde há grande número de cavalos, com o intuito de identificar o estado dos animais e realizar o recolhimento deles, caso apresentem más condições de saúde. De agora em diante, é tolerância zero”, completou.
Segundo a prefeitura de Canoas, durante a operação foram encontrados nove cavalos, que foram avaliados e chipados.