Quem depende do transporte público em Porto Alegre sabe o que é ficar um bom tempo na parada de ônibus, eles estão sempre atrasados e o horário que está na tabela nunca é respeitado.
Mas agora os usuários do transporte coletivo poderão conferir a localização dos veículos por meio de aplicativo. A prefeitura de Porto Alegre informou que vai apresentar, às 11h desta quarta-feira (14), o sistema de localização por serviço de posicionamento global (GPS) em 100% da frota de ônibus da Capital.
“O sistema de localização por GPS é uma das funcionalidades mais esperadas do Decreto Municipal 19.836/2017, que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, e do programa de priorização do transporte coletivo da Prefeitura de Porto Alegre”, ressalta a prefeitura.
A tecnologia permite aos cidadãos acompanhar em tempo real, através de aplicativo para o celular, a localização dos veículos nas linhas que desejam utilizar.
Também dá às empresas de ônibus e ao órgão gestor o poder de gerenciar e monitorar pela internet toda a frota em operação. “Possibilitando a prestação de um serviço de melhor qualidade aos usuários do transporte coletivo.”
O aplicativo foi desenvolvido por intermédio da ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros), sob gestão da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Esse sistema estava previsto para ser implementado em 31 de dezembro do ano passado, mas o processo atrasou.