Um antigo prédio do Ministério da Fazenda na Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, foi demolido na manhã de hoje (26) para dar lugar a um conjunto habitacional com 120 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
A demolição foi acionada pelo prefeito Marcelo Crivella às 7h e faz parte de um conjunto de implosões na região que darão lugar a prédios com um total de 1,2 mil apartamentos. Já foi demolido um antigo prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ainda estão previstas as implosões de antigas sedes da Alcoa e da Red Indian.
O prédio demolido hoje estava ocupado por 69 famílias, que foram cadastradas durante dois meses e devem estar entre as beneficiadas do conjunto habitacional que será construído. A previsão é que a obra seja concluída em 18 meses e, até lá, as famílias receberão aluguel social.
Para a implosão, foi montado um esquema de trânsito que fechou a Rua Visconde de Niterói e alterou o funcionamento das linhas de trem e metrô que passam pelo local.