Prefeitura de Veranópolis decreta situação de emergência após temporal

A Prefeitura de Veranópolis decretou, nesta sexta-feira (9), situação de emergência nas áreas do município afetadas pela ocorrência da tempestade associada a granizo, fortes chuvas, raios e vendaval. O desastre ocorreu na madrugada de quinta-feira (8) e foi classificado como nível I de média intensidade.

O decreto autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução dos bairros atingidos.

Temporal

Na quinta-feira (8), um temporal acompanhado de granizo, chuva forte e ventos atingiu Veranópolis e 689 famílias precisaram de ajuda do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade para conseguir lonas para cobrir suas casas que tiveram os telhados danificados. Muitas famílias também tiveram seus telhados danificados, mas reconstruíram sem passar pela Defesa Civil. Ainda foram distribuídos cobertores, colchões e roupas para os atingidos pelo temporal.

Prejuízos

Estimado em R$ 1 milhão, o prejuízo causado pelo granizo foi maior nos aviários da cidade, que tiveram os telhados danificados. As localidades mais atingidas ficam no interior de Veranópolis: São Gotardo, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora das Dores.

Não há famílias desalojadas ou desabrigadas na cidade. O posto de saúde do bairro Medianeira não abriu nesta sexta-feira porque foi danificado pelo granizo. As aulas das redes municipal e estadual de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira (12).