Cotidiano

Prefeitura de Porto Alegre define 10 pontos para atuação de food trucks

A SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), em parceria com a AGI (Associação Gaúcha de Gastronomia Itinerante), anunciou, nesta quarta-feira (28), os locais definidos para atuação de food trucks em Porto Alegre. As atividades devem ocorrer a partir de um revezamento programado. Foram sorteadas as duplas que devem participar do revezamento em dez pontos da Capital autorizados pela prefeitura. Com o passar das semanas, será analisada a necessidade de ampliação dos espaços de atuação dos food trucks, conforme aumento da demanda.

Ficou acertado que a AGI providenciará a instalação dos postes com os equipamentos para energia, e a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica)deve fazer a energização dos mesmos. Além disso, foi encaminhada à EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) a solicitação para fabricação das placas de estacionamento exclusivo dos food trucks, que serão fixadas nos dez locais aprovados em sorteio. Os veículos devem iniciar a atuação nos próximos dias, assim que as instalações estiverem concluídas.

A lei que regula o funcionamento dos food trucks em Porto Alegre foi sancionada em fevereiro de 2016. No entanto, foram definidos alguns embargos na legislação, que já estão sendo discutidos por um grupo de estudos da SMDE, com apoio de técnicos, integrantes da fiscalização e vereadores. “O objetivo é identificar os gargalos burocráticos e discutir maneiras de solucionar os entraves existentes na lei atual de forma a possibilitar o desenvolvimento econômico e gerar oportunidade aos empreendedores”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes.

Após a divulgação dos pontos fixos, a Associação Gaúcha de Gastronomia Itinerante busca mudanças na legislação da Capital, para contemplar os wine trucks e beer trucks, incentivando a produção e, principalmente, a venda de vinhos e cervejas artesanais em espaços públicos. Para isso, foi criado um grupo, que conta com apoio de representantes na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Locais definidos

  • 1 – Bela Vista – Rua Jaraguá, junto à Praça Carlos Simão Arnt;
  • 2 – Bom Fim – Rua Henrique Dias, números 220 e 236;
  • 3 – Cidade Baixa – Rua Sarmento Leite, em frente ao Instituto Parobé;
  • 4 – Jardim Botânico – Avenida Ipiranga, em frente ao Hospital São Lucas da PUCRS;
  • 5 – Boa Vista – Rua Franscisco Petucco, em frente ao nº 45;
  • 6 – Praia de Belas – Rua Dolores Alcaraz Caldas, cruzamento com a rua Celeste Gobatto;
  • 7 – Jardim Europa – Av. Túlio de Rose, em frente ao nº 330;
  • 8 – Jardim Lindoia – Avenida Panamericana, nº 247;
  • 9 – Praia de Belas – Avenida Augusto de Carvalho, ao lado do Acesso 3, no Centro Administrativo;
  • 10 – Praia de Belas – AvenidaPraia de Belas, cruzamento com a rua Costa;