Cotidiano

Prefeitura de Alvorada reduz em 20% salários do prefeito e vice-prefeito

A Prefeitura de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentou nesta terça-feira (3) uma série de medidas de economia para enfrentar a crise financeira do município. O prefeito de Alvorada, professor Serginho, anunciou a implementação do Programa Municipal de Ampliação da Economia de Gastos Públicos e Garantia de Investimentos e Resolução – Proagir. Além disso, também foram divulgadas mudanças no quadro do governo, como a troca de alguns secretários e adjuntos.
O Programa visa a adoção de medidas, que se balizam na avaliação do cenário econômico, levando em conta que os indicadores de 2015 exigem cautela. Em vista da redução de recursos, entre janeiro de 2014 e esse ano, do Fundo de Participação dos Municípios, entre outros repasses, a ideia é proporcionar resolução para garantia de manutenção e investimento da Prefeitura Municipal de Alvorada.
A redução de salário de 20% do prefeito municipal e vice-prefeito, e 10% no salário de secretários e adjuntos; a não substituição e redução de até 70% do total de estagiários; a continuação na redução em 25% nos contatos com recursos próprios ou vinculados, redução em 30% no consumo de combustíveis, suspensão de emissão de empenhos relativos a compras e suspensão das reduções e suplementações orçamentárias, a contar de 3 de novembro, fazem parte das medidas que estão sendo adotadas.
Na semana passada, a Prefeitura de Alvorada já tinha informado que, apesar da crise, manteria a previsão de pagamento dos salários dos servidores de carreira no último dia útil do mês vigente e no dia 10 do mês subsequente para os cargos em comissão.
“Esses dois últimos meses, novembro e dezembro, são os mais difíceis financeiramente para os cofres da Prefeitura. Estamos tratando as dificuldades com muita clareza. As medidas são para garantir economia e mais investimentos na cidade até o final do próximo ano”, destaca o prefeito.