A Prefeitura de Porto Alegre dará início nesta quinta-feira (4), à nova fase de combate aos estragos dos temporal ocorrido na última sexta-feira (29). O anúncio foi feito na reunião que o prefeito em exercício, Sebastião Melo, coordenou na tarde desta quarta-feira (3), no Ceic (Centro Integrado de Comando).
Curta nossa página no Facebook, siga no Twitter e receba nossas atualizações
Com o serviço de água restabelecido em toda a cidade e o de luz sendo normalizado, a partir dessa quinta, terá início à limpeza geral dos bairros. O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) manterá o mesmo mutirão de servidores para a retirada dos galhos que foram afastados das vias e colocados nas calçadas.
Nesta quarta, o DMLU bateu o recorde de retirada de galhos e árvores caídas, num total de 720 toneladas. O mutirão de mais de 500 pessoas deverá se manter para intensificar os serviços de varrição.
Com a saída do exército na sexta-feira, em função do mutirão da dengue e de serviços nas cidades de origem, mais 60 apenados do regime semi-aberto serão integrados, através do convênio com a Susepe.
“Agora que a cidade está voltando à normalidade em relação à água e a luz, o foco será a limpeza de calçadas e de boca de lobo, sobretudo para que, ocorrendo novas chuvas, não tenhamos mais alagamentos”, observou Sebastião Melo.
2.300 toneladas de galhos e árvores
Desde sábado (30), o volume de resíduos recolhidos atinge 2.325 toneladas de galhos e árvores retirados de vias a áreas públicas. Nesta quarta-feira, o DMLU passou a atuar com mais força na remoção de galhos e troncos que foram deixados em calçadas.
As regiões que receberam maior atenção no dia de hoje foram: av. Ipiranga, rua Gonçalo de Carvalho, Rua Paraíba, Av. Polônia, Rua Alcides Cruz, e bairros Menino Deus (trechos entre a Praia de Belas e Getúlio Vargas; José de Alencar e Ipiranga; e Marcílio Dias e Érico Veríssimo) e Cidade Baixa. Nos dias anteriores, a força-tarefa do DMLU priorizou a desobstrução de ruas, além do recolhimento dos resíduos.
Somados aos 300 garis e 70 caminhões, o DMLU está trabalhando com mais 125 trabalhadores e 10 caminhões, com base no Decreto de Emergência assinado pelo prefeito em exercício, Sebastião Melo. Além disso, a Prefeitura está recebendo o apoio de cerca de 80 apenados do regime semiaberto.
Limpeza dos parques
A Smam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) começará a entrar nos parques. Nesta quinta-feira (4), o foco será o Parque da Redenção. A secretaria também irá orientar os grupos de voluntários da cidade que querem auxiliar no replantio de árvores. Os grupos, que chegarão via secretaria da Governança, serão orientados a seguir o Plano Diretor de Arborização.