Prefeitura da Capital confirma atraso nos salários devido à greve

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, na tarde de hoje (21), que por causa da greve os salários dos servidores municipais irá atrasar. Os municipários bloqueiam há dois dias a Prefeitura nova, na Siqueira Campos, onde fica a sede da Secretaria da Fazenda da Capital, entre outros departamentos.
O fechamento da folha do mês de maio estava previsto para esta sexta-feira (22). Conforme a Prefeitura, há um trâmite burocrático a ser realizado para que os pagamentos sejam realizados no último dia útil.
“É preciso que os setores de Recursos Humanos lancem os dados e façam conferência prévia para que a Secretaria de Administração possa efetivar os registros que são de sua competência. Após a rodagem da folha são feitos os ajustes finais para o envio dos arquivos bancários. A Caixa Federal, por sua vez, exige o prazo de 72 horas, no mínimo, para processar e liberar o pagamento na conta corrente dos servidores”, afirmou a prefeitura por meio de nota, em seu site.
O Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) deve entrar com um recurso contra a determinação judicial que exige o desbloqueio da sede administrativa sob pena de multa de 4 mil reais por dia de fechamento.
Os municipários pedem reajuste, melhores condições de trabalho e o fim do projeto de lei do “efeito cascata”, que transforma gratificações em abono salarial.