Cotidiano

Prefeitura de Porto Alegre amplia equipes de manutenção da iluminação pública

A partir desta quarta-feira (23) a manutenção da iluminação pública nas ruas da Capital conta com 14 equipes. Com a contratação das duas empresas vencedoras da licitação, o número de operários aumentou em 40%.
O objetivo é, até o fim do ano, reduzir para 24 horas, a partir da abertura do protocolo, o tempo máximo de substituição de pontos de luz danificados ou que não funcionam mais.
Os profissionais que começaram a trabalhar no serviço e os veículos que são utilizados foram apresentados em evento na manhã desta quarta-feira, no Largo Zumbi dos Palmares. O prefeito da Capital, José Fortunati, destacou como os investimentos em iluminação pública são importantes para Porto Alegre, especialmente neste momento. “Uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura. Isso significa que estamos investindo em segurança pública, na qualificação da mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos. Mesmo em um momento de crise, no qual Estado e União cortam recursos e aumentam impostos, estamos fazendo os ajustes necessários e priorizando as áreas essenciais para a população e para a cidade”, afirmou Fortunati.
O secretário da Smov (Secretaria de Obras e Viação), Mauro Zacher, explicou como o serviço, além de ampliado, deve ser qualificado. “Temos agora duas empresas, uma atuando na zona Norte e outra na zona Sul, com sete equipes cada. Antes a cidade inteira estava sob a responsabilidade de uma empresa com dez equipes. Essa mudança qualifica o serviço e proporciona mais agilidade no atendimento das ocorrências”, ressaltou o titular da Smov. Ele estima que em 60 dias todas as demandas pendentes sejam concluídas e, no máximo até o fim do ano, cada protocolo aberto seja concluído em até 24 horas.
As duas empresas contratadas atuarão sob a supervisão da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Smov. As 14 equipes, divididas entre as zonas Sul e Norte da cidade, terão como limite as margens direita e esquerda do arroio Dilúvio, a partir da avenida Ipiranga, com escala de trabalho para todas as madrugadas, inclusive nos finais de semana. O serviço também conta com as outras cinco equipes próprias da DIP, que também são acionadas em casos de emergência.
As novas empresas foram escolhidas por meio do processo licitatório após o término do contrato com a empresa anterior, ocorrido em julho. O valor de cada contrato é de cerca de R$ 2,5 milhões ao ano. O diretor da DIP, Luiz Fernando Colombo, destacou que os valores são provenientes do Fundo Municipal de Iluminação Pública.
Dados sobre iluminação pública – Porto Alegre conta com 86 mil pontos de iluminação pública. Estão em andamento as obras para a instalação de outros 5.017. A expectativa é que, até o final do ano, a Capital tenha mais de 90 mil pontos. Além disso, a Smov também realiza, até o fim de 2015, obras de iluminação para 29 praças, totalizando 780 novas luminárias.